Quais as vantagens do comprovante de ponto?

Você já sabe que o comprovante de ponto hoje é uma exigencia legal do MTE, para todos os equipamentos de ponto eletrônico (REP), salvo poucas exceções. Mas você sabe quais são as vantagens que ele traz para você empregador ou funcionário?

De acordo com a portaria do Ministério do Trabalho e Emprego 595/2013, as empresas com mais de 10 funcionários ficaram obrigadas a adotar o sistema de registro eletrônico de ponto, também conhecido como REP.

O motivo alegado pelo ministério é muito simples: evitar fraudes de ponto eletrônico, principalmente quando houver cumprimento de horas extras. Assim, a cada registro de ponto, o trabalhador receberá um comprovante indicando a data e o horário do registro, assegurando-lhe uma prova inconteste de suas horas trabalhadas.

Os comprovantes devem durar 5 anos, mas precisam ser guardados de maneira a não terem contato com luz do sol, plástico ou produtos químicos.

Ok, mas qual a vantagem para o empregador?

Além de um sistema eletrônico de ponto aumentar muito a agilidade na hora de processar e conferir as horas dos funcionários, o novo conjunto de regras do MTE assegura que os softwares e equipamentos funcionem sempre dentro das normas, garantindo assim maior segurança jurídica na hora de contestar um processo trabalhista, por exemplo.

control id reloponto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s